segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Novo selo

Todos já sabemos que no Brasil (e no mundo) cresce cada vez mais a demanda por selos ambientais para edificações sustentáveis. No Brasil, primeiro foi o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) selo estadudinense do Green Building Council. Depois, o AQUA (Alta Qualidade Ambiental) que é uma adaptação do selo francês HQE pela Fundação Vanzolini. E, em seguida, o BREEAM (BRE Environmental Assessment Method, inglês, da BRE), que, embora timidamente inserido no mercado brasileiro, trata-se de um importante e consolidado método para certificação ambiental de edifícios utilizado largamente na Europa.

Agora, aproveitando que estamos no ano da Alemanha no Brasil, chega o selo do Conselho Alemão de Construção Sustentável, a Deutsche Gesellschaft für Nachhaltiges Bauen (DGNB), trazendo seu "Sistema DGNB". Segundo a ArchDaily Brasil, o sistema DGNB será apresentado no Brasil em São Paulo, com encontro marcado para amanhã (26/02).

O sistema DGNB é uma ferramenta transparente para planejamento, avaliação e certificação de edifícios e distritos urbanos sustentáveis. Oferece um conceito integrado de qualidade baseado em uma visão holística do ambiente construído. O sistema considera todo o ciclo de vida do edifício e produz uma avaliação balanceada em seis diferentes áreas: aspectos ambientais, aspectos econômicos e aspectos socioculturais/funcionais: tecnologia, processos e terreno. Define critérios claros (e factíveis) de sustentabilidade, que podem ser utilizados desde a fase de planejamento, a fim de otimizar os resultados do projeto. É baseado nas legislações, normas e orientações técnicas europeias. Por consequência, é aplicável para utilização direta em diversos países. Acima de tudo, a flexibilidade do sistema de certificação DGNB permite fácil adaptação para países com diferentes condições climáticas, culturais, legais e técnicas. O sistema DGNB já foi adaptado, ou está em processo de adaptação para a aplicação na Áustria, Brasil, Bulgária, China, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Suíça, Tailândia e Ucrânia.
Interessante que considera o ciclo de vida da edificação e as fases de planejamento do projeto, o que parece ser uma tendência "evolucionista" nos selos. Talvez finalmente percebeu-se que, no Brasil, os métodos que não consideram planejamento, ciclo de vida e sistemas de gestão do projeto são só uma estratégia de marketing. Também gostei de ver que há uma preocupação com o aspecto da sua adaptação para diferentes países, apesar da adaptação estar sendo feita em sua maioria para países europeus. No entanto, citar a preocupação com a adaptação (ou tropicalizacção) do selo já na sua fase de introdução no Brasil (e não depois de surgir a necessidade de adaptação) é um grande começo. Se já começa bem assim, acho que é positivo e só tem a agregar!


Segue o servico:

  • Titulo: Apresentação de Diretrizes de Lançamento do Selo Alemão no Brasil
  • Organizers: DGNB – Conselho Alemão de Construção Sustentável
  • From: Tue, 26 Feb 2013 09:00
  • Until: Sun, 24 Feb 2013 22:50
  • Venue: SINAENCON
  • Address: Rua Marquês de Itu, 703


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...