quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Urbano Santos - banheiro PNE

O projeto Urbano Santos é um projeto de reforma de residencia unifamiliar na Urca/Rio de Janeiro, que comecei antes de vir para Colômbia. Expliquei aos clientes que ia me mudar e, por insistência deles (porque não me imaginava trabalhando à distância), continuei o projeto. Foi e está sendo um desafio e tive que me adaptar muito (dentre tantas outras adaptações). Hoje posso dizer que trabalhar à distância é, sim, possível. Ainda mais que podemos contar com tantas ferramentas como skype, dropbox e google docs. É preciso muita disciplina e tenho a sorte de poder contar com uma grande parceira que ficou no Rio. É claro que no início do projeto acho que isso não seria possível (estudos, visitas, levantamentos, etc), mas, agora, na fase de executivo, está sendo tranquilo e está sendo uma grande experiência.

O projeto tem diversas particularidades. Entre elas, a adaptação parcial para Pessoas (1) com Necessidades Especiais (PNE). A casa possui muitos desníveis, 2 pavimentos e muitos degraus. A solução foi acabar com os degraus e desníveis nos pavimentos, projetar a instalação de uma plataforma (elevador) para PNE e adaptar um dos banheiros.

Desta forma, o banheiro social do segundo pavimento foi totalmente adaptado para PNE, de acordo com a ABNT NBR9050. Seguem algumas perspectivas do projeto (2):

Vista geral "olho de peixe" a partir do box adaptado

Banheiros PNE´s geralmente não prezam muito pela estética, já que são necessários espaços extras que geram "vazios" indesejados para o "não-PNE". Por isso é um desafio fazer um banheiro PNE que possa ser usado pelo não-PNE com a mesma qualidade de conforto e que, ao mesmo tempo, seja bonito. Abaixo, vemos a área de transição, que é a mesma para a bacia e para o box e uma das barras laterais fica fixada na bancada. Detalhe para a lixeira que nao pode ser de pedal!! ;)

Vista área de transferência, bacia e bancada

O uso do espelho e dos revestimentos claros e retificados (com menor rejunte possível), criam uma sensação de ambiente mais amplo. Para "aquecer" o ambiente, foram usados revestimentos de madeira ou imitando madeira. O box é do tipo versatik, da TecVidro, que permite uma maior abertura do vão. Os trilhos e o acabamento do box ficaram embutidos, o que dá uma sensação de transparência e unidade.

VIsta geral "olho de peixe" a partir da bancada adaptada

A seguir, cenas dos próximos capítulos... 

--
  • (1) Recentemente, a presidente Dilma, no lançamento do programa do governo "Viver sem limites", cometeu uma "gafe", chamando as pessoas de "Portadoras de necessidades". Mas cabe lembrar que a norma brasileira ABNT NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) ainda trata como "Pessoas portadoras de deficiência". Uma atualização da norma foi aprovada este ano, mas ainda nao foi publicada. Talvez nessa atualização, eles modifiquem este termo "portador".
  • (2) Aos amigos masters 3D, desculpem: usei Sketchup e Kerkythea mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...